A MINHA EXPERIÊNCIA COM CORTE QUÍMICO

Corte químico é um dos maiores fatores que leva muitas Mulheres Negras a passar pela Transição Capilar “forçadas”…

Hoje vou compartilhar consigo a minha experiência com corte químico …

Por muitos, muitos anos eu alisei os meus fios vezes sem conta, pois na minha cabeça os fios lisos das minhas colegas eram mais bonitos que os meus que eram naturais, volumosos e não aceites pela sociedade.

A história do meu cabelo alisado para o meu cabelo natural tem vários capítulos, mas você pode conhecer um pouco dela no link abaixo.

https://belezacrioulaacademy.pt/sobre/

Como lhe contei , por vários anos eu vivi escrava dos alisamentos entre outras químicas que fui fazendo, até que chegou um momento em que o meu fio não aguentou e disse BASTA.

Mas como realmente tudo aconteceu…

Eu sempre confiei muito na minha cabeleireira pois foi ela que realizou o meu primeiro alisamento e sempre cuidava muito bem dos meus fios.

Lembro-me como se fosse hoje, que eu queria muito ficar loira e na altura tinha acabado de fazer um alisamento, ela advertiu-me que deveria aguardar pelo menos 15 dias para dar tempo dos meus fios se recuperarem para depois colocar outra química por cima.

Vou compartilhar consigo algo que poucas pessoas sabem, eu não tenho a minima paciência para ir ao cabeleireiro e ficar horas para ser atendida e outras tantas para fazer o procedimento.

Isso levou a que eu começa-se a fazer esse tipo de procedimentos em casa, sem aconselhamento de um profissional.

Numa dessas vezes que fiz esses procedimentos em casa não esperei o tempo suficiente para que o fio pudesse se recuperar de uma química para a outra e o que é certo é que o meu cabelo se quebrou todinho no centro da minha cabeça.

Faltavam 4 meses para o meu casamento ...

Confesso que me desesperei no momento em que percebi que tinha ficado com os fios todos quebrados , pois realmente não sabia o que fazer para solucionar o problema.

A solução na altura foi mesmo, recorrer novamente a minha cabeleireira para que ela arranja-se uma solução para o meu problema. Ela simplesmente me disse que não havia muito a fazer a não ser parar com a química naquele momento e deixar o fio crescer.

Hoje com os 6 anos de experiência a tratar o meu cabelo natural e depois de ter passado por corte químico, sei que para alem de esperar o fio crescer eu também deveria ter um cuidado redobrado com a saúde dos meus fios.

Quando se passa por um corte químico deve-se ter um maior cuidado com os fios fornecendo-lhes proteínas, vitaminas e óleos que os vão manter hidratados, nutridos e acima de tudo reparados.

Então se você está a passar por esta situação, o melhor que tem a fazer é montar um cronograma capilar que visa na recuperação e crescimento dos seus fios.

https://belezacrioulaacademy.pt/cronograma-capilar/ neste post explico-lhe o que é o cronograma capilar e como montar um e deixo-lhe aqui também o formulário para que o possa fazer no conforto de sua casa https://belezacrioulaacademy.pt/project/cronograma-capilar-mensal/

E lembre-se sempre de respeitar o seu fio, pois o fio crespo é um fio muito frágil que estando em contato com químicas muito fortes e sem respeitar o tempo de uma química para outra, o mais provável que possa acontecer é se quebrar e se fragilizar ainda mais.

Durante o mês de Agosto estou a falar no http://www.instagram.com/belezacrioulaacademia sobre problemas capilares e de que forma devemos lidar com eles, caso tenha interesse passe por lá que terei todo o gosto em lhe ajudar e juntas compartilharmos nossas experiências.

Espero que a minha história lhe tenha ajudado e que venha a ajudar muitas MULHERES NEGRAS, para que cuidem e amem muito os seus fios e jamais passem por esta experiencia terrivel que é o corte químico.

Um super beijinho,

Beleza Crioula.

Subscreva a newsletter

Subscreva a newsletter e receba gratuitamente o Ebook “Evite estes 4 erros e tenha um cabelo crespo saudável em apenas 15 dias”

.